Exame de suficiência do CFC 01/2013 - questão 14
Resolvida e explicada por: Ahmed Sameer El Khatib
Bacharel em Ciências Contábeis pela FEA-USP, MBA em Finanças pela FIA-USP, MBA em IFRS pela FIPECAFI-USP, Mestrando em Ciências Contábeis e Ciências Atuariais na PUC-SP, Mais de 10 anos de experiência na área contábil.
Questão 14 - Relacione o tipo de Prática Contábil, adotado por uma determinada Sociedade Anônima, descrito na primeira coluna, com a respectiva nota apresentada no conjunto das Notas Explicativas, na segunda coluna e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
A sequência CORRETA é:
- 1, 2, 3.
- 2, 1, 3.
- 3, 2, 1.
- 3,1, 2.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Resolução:
Uma questão bem simples que cobra três conhecimentos prévios sobre Ativo Imobilizado, Métodos de Investimentos e Contabilização de empréstimos e financiamentos.
O primeiro conceito apresentado encontra-se literalmente expresso em qualquer nota explicativa. Veja os seguintes exemplos:
http://siteempresas.bovespa.com.br/DWL/FormDetalheDownload.asp?site=C&prot=329023
http://www.habitasul.com.br/cvm/Dados_Economicos_Financeiros/demonstracaofinanceira2009.pdf
Portanto, a atualização monetária, pactuada com credores, só pode estar se referindo às práticas contábeis relacionadas aos empréstimos e financiamentos. Item correspondente ao número “3”.
Com relação ao segundo item, trata-se de uma cópia do que dizia a minuta do Pronunciamento Técnico CPC 01 (R1) – Redução ao Valor Recuperável em seu objetivo:
Objetivo e alcance
1. O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução no Valor Recuperável de Ativos é definir procedimentos visando a assegurar que os ativos não estejam registrados contabilmente por um valor superior àquele passível de ser recuperado no tempo por uso nas operações da entidade ou em sua eventual venda. Caso existam evidências claras de que os ativos estão registrados por valor não recuperável no futuro, a entidade deverá imediatamente reconhecer a desvalorização, por meio da constituição de provisão para perdas.
Item correspondente, portanto, ao número 1.
Por fim, o último item trata explicitamente das práticas contábeis relacionadas aos investimentos, quando menciona o método de equivalência patrimonial. Item correspondente ao número 2.
Resposta: Alternativa “d”.
Fonte: Essência Sobre a Forma (www.essenciasobreaforma.com.br)
Visitantes: 9124
Clique aqui para comentar esta questão

Ronnie de Sousa
Profissional de Contabilidade
São Paulo - SP
Membro desde: 03/04/2012
Fiquem a vontade para comentar e esclarecer dúvidas.
Atenciosamente,
Ronnie de Sousa
Dia 24/04/2013 às 21:18:42