Exame de suficiência do CFC 01/2011 - questão 49
Resolvida e explicada por: Ahmed Sameer El Khatib
Bacharel em Ciências Contábeis pela FEA-USP, MBA em Finanças pela FIA-USP, MBA em IFRS pela FIPECAFI-USP, Mestrando em Ciências Contábeis e Ciências Atuariais na PUC-SP, Mais de 10 anos de experiência na área contábil.
Texto para Questão 49
As Ciências Contábeis inseridas na sustentabilidade
Rosangela Beckman e Dandara Lima;
Colaboraram Fabrício Santos e Maria do Carmo Nóbrega.
Em decorrência do progresso crescente, diversos segmentos da sociedade voltaram suas preocupações para uma esfera de que até bem pouco tempo não se falava muito: a preservação ambiental e o ônus decorrente dessa expansão mundial. Em vista disso, determinados setores da sociedade partiram em busca de estratégias controladoras com a finalidade de que fossem produzidas soluções eficazes para o desenvolvimento sustentável.
A Contabilidade, que é uma ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, enveredou nessa linha social e recoloca-se como uma ferramenta gerencial fundamental com vistas a conferir os encargos decorrentes dos impactos ambientais deflagrados pelas atuais atividades econômicas.
Com o objetivo de tornar evidente esse relacionamento entre empresa e meio ambiente, a Contabilidade Socioambiental, autenticada como mais um segmento das Ciências Contábeis, que vem ganhando espaço privilegiado atualmente na sociedade, foi concebida para fornecer informações e interpretações pontuais a empresas, governos e demais usuários a respeito de seu patrimônio ambiental e os respectivos efeitos ocasionados pelos danos ao meio ambiente, os quais podem ser mensurados em moeda.
(Revista Brasileira de Contabilidade. Maio / junho de 2007 – nº 183, p. 20. Com adaptações.)
49. No texto, é CORRETA a substituição, sem mudança de sentido, de
a) “até bem pouco tempo” (linha 2) por a bem pouco tempo atrás.
b) “de que fossem produzidas” (linha 5) por de que se produza.
c) “eficazes” (linha 6) por eficientes.
d) “Em decorrência” (linha 1) por Como resultado.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Explicação:
Vamos analisar cada alternativa para identificar a CORRETA:
a) “até bem pouco tempo” (linha 2) por a bem pouco tempo atrás.
“até bem pouco” refere-se ao passado. Substituir por “a bem pouco tempo atrás” mudaria o sentido da frase, pois “a” é preposição, utilizada para indicar tempo futuro. Estaria correto e não perderia seu sentido se estivesse grafado com “há” do verbo haver, que é utilizado para indicar existência de algo ou tempo decorrido. Alternativa INCORRETA.
b) “de que fossem produzidas” (linha 5) por de que se produza.
Basta olhar o sentido dessa expressão no texto. “de que fossem produzidas”, refere-se às soluções eficazes para o desenvolvimento sustentável que deveriam ser produzidas no passado. Perderia o sentido se trocássemos por “por de que se produza” remete ao futuro. Alternativa INCORRETA.
c) “ eficazes” (linha 6) por eficientes.
Não podemos confundir eficiência com eficácia ou efetividade. A questão cobra o sentido correto da palavra. Para ilustrar. Eficiência é quão otimizado você consegue realizar uma tarefa. Ex: quanto menos funcionários e menos tempo você conseguir dispensar numa tarefa, mais eficiente será sua empresa. Assim, se a empresa “ABC Contábil” precisar de 100 funcionários para realizar uma tarefa qualquer e a empresa “DEF Contábil” precisar apenas de 50 para realizar a mesma tarefa, então a empresa “DEF” é mais eficiente.
Por outro lado, eficácia é a capacidade de realizar, efetivamente, o que se propõe. Ex: se sua empresa promete um projeto par ao dia 31/03/2013 e ela conseguir entregar no prazo ou antes, então ela é eficaz. Outro exemplo, um remédio que livra você da dor de cabeça, principalmente em época de estudos para o exame de suficiência, em 1 hora, é eficaz. Alternativa INCORRETA.
d) “Em decorrência” (linha 1) por Como resultado.
O próprio significado de decorrência faz com que encontremos a alternativa “d” como correta, pois se refere a conseqüência ou resultado. Substituir por “Como resultado”, mantém o sentido original da frase. ALTERNATIVA CORRETA.
Fonte: Essência Sobre a Forma (www.essenciasobreaforma.com.br)
Visitantes: 5215
Clique aqui para comentar esta questão

Ronnie de Sousa
Profissional de Contabilidade
São Paulo - SP
Membro desde: 03/04/2012
Fiquem a vontade para comentar, esclarecer dúvidas ou pedir a resolução de alguma questão.
Atenciosamente,
Ronnie de Sousa
Dia 02/03/2013 às 17:07:08