Exame de suficiência do CFC 02/2013 - questão 08
Resolvida e explicada por: Ahmed Sameer El Khatib
Bacharel em Ciências Contábeis pela FEA-USP, MBA em Finanças pela FIA-USP, MBA em IFRS pela FIPECAFI-USP, Mestrando em Ciências Contábeis e Ciências Atuariais na PUC-SP, Mais de 10 anos de experiência na área contábil.
Questão 08 - Assinale a opção que apresenta apenas contas de natureza devedora passíveis de integrar o Ativo de uma empresa comercial.
a) Adiantamentos a Clientes; Provisão para Riscos Fiscais; Credores por Financiamentos; Imposto de Renda Incidente sobre salários.
b) Ágio na Emissão de Ações; Alienação de Bônus de Subscrição; Doações e Subvenções para Investimentos; Reservas de Incentivos Fiscais.
c) Depósitos Restituíveis e Valores Vinculados; Depósitos a Prazo Fixo; Prêmios de Seguros a Apropriar; Comissões e Prêmios Pagos Antecipadamente.
d) Perdas Estimadas na Realização de Créditos; Perdas por Redução ao Valor de Mercado; Ajuste a Valor Presente de Clientes e Depreciação Acumulada.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________-
Resolução:
Uma questão que exige do candidato o conhecimento da natureza das contas patrimoniais, especialmente no que diz respeito as contas de natureza devedora integrantes do Ativo.
Vamos analisar cada uma das alternativas:
- Adiantamentos a Clientes; Provisão para Riscos Fiscais; Credores por Financiamentos; Imposto de Renda Incidente sobre salários.
Adiantamento a clientes é uma conta devedora integrante do ativo, pois representa um adiantamento feito pela entidade ao cliente. Não confundir com “adiantamento de cliente”, uma conta que integra o passivo.
Provisão para riscos fiscais, como o próprio nome indica, uma conta do passivo. Lembre-se de que não existe provisão no ativo, apenas no passivo.
As demais contas Credores por financiamentos e Imposto de Renda Incidente sobre Salários também são contas credoras do Passivo.
Alternativa INCORRETA.
- Ágio na Emissão de Ações; Alienação de Bônus de Subscrição; Doações e Subvenções para Investimentos; Reservas de Incentivos Fiscais.
Ágio na Emissão de Ações, Alienação de Bônus de Subscrição e Reserva de Incentivos Fiscais são contas credoras do Patrimônio Líquido. As Doações e Subvenções para Investimentos são contas credoras do Resultado.
Alternativa INCORRETA.
- Depósitos Restituíveis e Valores Vinculados; Depósitos a Prazo Fixo; Prêmios de Seguros a Apropriar; Comissões e Prêmios Pagos Antecipadamente.
Todas as contas listadas nessa alternativa são devedoras e pertencentes ao Ativo.
Alternativa CORRETA.
- Perdas Estimadas na Realização de Créditos; Perdas por Redução ao Valor de Mercado; Ajuste a Valor Presente de Clientes e Depreciação Acumulada.
Todas as contas acima são do Ativo, porém credoras (redutoras).
Alternativa INCORRETA.
Resposta: Alternativa “c”.
Fonte: Essência Sobre a Forma (www.essenciasobreaforma.com.br)
Visitantes: 12139
Clique aqui para comentar esta questão

Ronnie de Sousa
Profissional de Contabilidade
São Paulo - SP
Membro desde: 03/04/2012
Fiquem a vontade para comentar e esclarecer dúvidas.
Atenciosamente,
Ronnie de Sousa
Essência Sobre a Forma
Dia 26/10/2013 às 12:59:51

Juliana Matos Oliveira
contadora
Sao Paulo - SP
Membro desde: 26/11/2013
Poderia, por favor, falar mais sobre a conta "adiantamento a clientes", dar exemplos de situações q seria usada...
Obrigada,
Dia 26/07/2014 às 02:31:39

lucas lima
contabil
SALVADOR - BA
Membro desde: 15/01/07
Dia 08/01/2015 às 20:22:39